São Sebastião é um santo da Igreja Católica, conhecido como o defensor da igreja e do amor. Nasceu na Itália no século terceiro, e desde muito cedo foi muito generoso e entregue ao serviço.

Sebastião foi oficial do exército-imperial e era amigo do imperador Diocleciano, ele usava dessa sua posição para ajudar os cristãos perseguidos pelo Império Romano. Ele também consolava secretamente os cristãos presos, exercendo assim uma evangelização sábia e eficaz.

Porém, as suas atitudes de amor cristão irritaram profundamente o imperador Diocleciano que disse: “Eu te abri as portas de meu palácio e te aplainei os caminhos para um futuro promissor, enquanto tu atentaste contra minha salvação,”

E por isso foi condenado à morte, primeiramente alvejado por diversas flechas até o ponto de pensarem que estava morto. Sendo resgatado e cuidado por uma mulher cristã, voltou a evangelizar e se apresentou novamente ao imperador. Assim, São Sebastião foi condenado à morte mais uma vez, sendo açoitado até morrer.

São Sebastião é mais um santo católico que foi mártir da fé, que viveu e deu a sua vida por amor a Jesus Cristo. O seu dia é comemorado anualmente em 20 de janeiro.

Oração a São Sebastião

Deus onipotente, que conheceis a nossa enfermidade, fraqueza, agonia, ânsia e tribulações desta vida, fazei que a todos nós valha a intercessão de São Sebastião seu glorioso mártir e protetor dos cristãos.

São Sebastião, meu intercessor, vós que sofrestes os ferimentos e recebestes no corpo as flechas da indiferença e da vingança, sofrendo vil e infamante processo, pela glória de Nosso Senhor Jesus Cristo, dignai-vos a interceder para que possa obter do Altíssimo a graça de (citar aqui a graça desejada), e ainda a graça da salvação da minha alma para vossa maior glória. Honra e glória vos renderei em todos os dias de minha vida.
Amém!