São Francisco Xavier era um missionário católico romano navarro-basco nascido no Reino de Navarra em 7 de abril de 1506. Seu pai era conselheiro particular e ministro das finanças do rei D. João III de Navarra. Ele era o mais novo de sua família e residia em um castelo que ainda hoje está parcialmente em pé e está de posse da ordem dos jesuítas.

 

Quando o jovem Francisco cresceu, ele foi cercado pela guerra. Navarra foi alvo de uma campanha do rei Fernando de Aragão e Castela, e o reino acabou sendo conquistado.

Quando a guerra parou e Francisco atingiu a maioridade, ele foi enviado para estudar na Universidade de Paris. Lá, ele se alojou com seu amigo, Peter Favre. Os dois se conheceram e foram fortemente influenciados por Inácio de Loyola, que encorajou Francisco a se tornar padre.

Em 1530, Francis Xavier obteve seu mestrado e ensinou filosofia na Universidade de Paris.

Em 15 de agosto de 1534, Francisco Xavier, juntamente com Peter Favre e vários outros amigos, fizeram votos de pobreza, castidade e obediência. Os homens planejavam viajar para a Terra Santa para converter os não-crentes. Francisco Xavier iniciou seu estudo de teologia nesse mesmo ano e foi ordenado em 24 de junho de 1537.

O papa Paulo III aprovou a formação de sua ordem em 1540, que se tornou a Companhia de Jesus. A ordem é mais popularmente conhecida como os jesuítas.

Em 1541 Francisco partiu para a Índia, chegando à cidade de Goa em 1542.

Nos dez anos seguintes, o missionário Francisco Xavier viajou de Goa para o Cabo Comorin, no sul da índia, depois para as Índias Orientais, Malaca e as Molucas, até o Japão.

Foi nas ilhas Molucas que Francisco, presenciou um forte temporal. Os marinheiros gritavam pela ajuda de Deus e Francisco com calma, o santo mergulhou seu crucifixo de madeira no mar agitado. Na mesma hora o as águas se acalmaram e o crucifixo desapareceu no mar. 

Foi a grande ambição de Francisco Xavier de obter permissão para entrar na China como missionário. Ele morreu em 1552, exausto de seus trabalhos e jejuns, em uma pequena ilha na costa da China com um único companheiro ao seu lado.

A grande ambição de São Francisco Xavier era levar o mundo a Jesus Cristo. Armado apenas com seu breviário e um livro de meditações, Francisco pregou o Evangelho aos pobres e doentes, dedicando a maior parte de seu tempo às suas necessidades. Suas noites foram tomadas em oração. Seu único desejo às suas necessidades pessoais era ter um par de botas. Ele mal comia o suficiente para se manter vivo. À medida que o missionário Francisco Xavier, partiu, deixou para trás igrejas florescentes que eram a base da fé católica na Ásia.

Francisco Xavier morreu em 3 de dezembro de 1552 deitado em uma esteira e segurando um crucifixo que ganhou de seu amigo Inácio de Loyola.