O salmo 23 é um dos mais populares da Bíblia Sagrada, afinal, quem não conhece a passagem "Deus é meu pastor e nada me faltará˜, não é mesmo? Nessa passagem bíblica Davi, que antes de se tornar um importante líder também trabalhou como pastor de ovelhas, faz uma comparação de Deus como um pastor. Ou seja, assim como um pastor cuida de suas ovelhas, protegendo-as do inimigo e orientando-as ao caminho correto, o Senhor também o faz com seus filhos.

No mesmo sentido, as ovelhas também tem uma tendência natural para se perderem. Portanto, Deus age como um pastor, guiando-lhes para que façam a coisa certa e, com isso, consigam sobreviver por mais tempo. É mais ou menos como Isaías disse: "todos nós, como ovelhas, nos desviados, cada um de ós virou-se para o seu próprio caminho"(Isaías 53:6). Os humanos, assim como as ovelhas que se desviam do caminho, correm o risco de se perderem, serem atacadas e até de se matarem por afogamento ao cair em penhascos ou falésias. É nossa natureza afastar-se (Hebreus 2:1), rejeitar a Deus e quebrar os seus mandamentos. Quando fazemos isso, corremos o risco de nos perdermos, mesmo esquecendo o caminho de volta a Deus. Além disso, quando nos afastamos do Senhor, em breve nos encontramos enfrentando um inimigo atrás do outro que nos atacará de várias maneiras.

Dessa maneira, no Salmo 23, Jesus declarou que ele é o nosso Pastor e demonstrou-o ao dar a sua vida por nós. "O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mateus 20:28). Através do seu sacrifício voluntário, o Senhor tornou possível a salvação para todos os que vêm a ele na fé (João 3:16). Ao proclamar que ele é o bom pastor, Jesus fala de" dar " a sua vida pelas suas ovelhas (João 10:15, 17-18). 


Salmo 23 completo 


O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Salmo 23 Cantado


Abaixo, segue um vídeo de composição da Igreja Cristã Maratana na qual  há o salmo 23 cantado e orquestrado para te ajudar nas suas orações, quem sabe, ele - assim como o Pastor Deus, também possa de ajudar a guiar nas suas rezas. Perceba que a canção do álbum Não Temas tem justamente alguns sons que remetem ao pastoreio, inclusive, com algumas ovelhas de fundo sonoro. Junto com uma Bíblia Virtual, essas faixas de ajudarão na sua tarefa diária de agradecimento ao Senhor.